Avançar para o conteúdo

09 dicas de como aumentar vendas na internet [guia completo]

  • Blog
Como aumentar e ter sucesso nas vendas na internet? [guia completo]

Pesquisas de Cursos de Informática revelaram que os números profissionais aumentaram as vendas na internet no Brasil no ano de 2020, devido à pandemia. Considerando também os meses entre abril de 2020 e junho de 2020, o número de pessoas que fizeram alguma compra online aumentou significativamente. Foi de 18,2%, um aumento de quase 6% em relação ao trimestre anterior e de 8% em relação ao mesmo período de 2019.

Por exemplo, as vendas na internet em junho mais que dobraram em relação ao ano anterior para uma alta de 110,52%. Isso mostra quantos brasileiros estão comprando e vendendo pela internet, o que é bom, pois o comércio digital cresce gradativamente a cada ano e agora está mais consolidado como uma opção que se torna totalmente viável.

Para capitalizar esta tendência que só vai continuar a crescer, saiba como vender online e tenha sucesso! Vamos lá? Separamos as 9 dicas essenciais para aumentar as vendas na internet e ter sucesso para sua empresa.

9 dicas para vendas na internet bem-sucedidas

Os dados mostram sobre quanto vale a pena investir no e-commerce se o seu desejo é vender um produto, ou (quem sabe) iniciar um novo negócio. É por isso que iremos destacar alguns pontos importantes para que você possa começar da melhor forma.

1. Desenvolva uma estratégia

Primeiro, você precisa planejar uma estratégia, que deve incluir seu funil de vendas. Só pelo site? Ou será vendido pelo WhatsApp, Instagram e em outras redes sociais? Seu negócio será apenas online ou também terá uma loja física? Entender sobre isso é primordial para aumentar as vendas na internet.

É fundamental sempre considerar a sua área de atuação. Você deseja vender produtos diferentes ou deseja focar todos os seus esforços dentro de uma categoria? A sua estratégia deverá sempre incorporar os pontos e outros aspectos dentro da gestão, como, por exemplo: controle de estoque.

Outro ponto que deverá definir o sucesso dentro da sua loja virtual é o tráfego, pois quanto mais pessoas visitarem seu produto, maiores serão as chances de uma compra. Mas como você direciona os compradores para sua loja online? A melhor forma no quesito de gerar tráfego é investir sempre em mídia paga e orgânica com posts e anúncios que sejam patrocinados ou até os não patrocinados para seu público-alvo.

Embora o tráfego pago tenha efeitos de curto prazo, todo o trabalho poderá ser perdido quando as operações são suspensas. Em termos de tráfego orgânico, os resultados acontecem mesmo que a tarefa pare porque o conteúdo ainda é executado após a publicação. Então, o ideal é que sempre as ambas estratégias sempre sejam feitas juntas!

2. Considere canais mistos

Se você já tem uma loja física e decide vender online por conta da pandemia, pode empregar uma estratégia que combine ambientes físicos e digitais. Essa experiência multicanal leva os compradores por canais digitais e físicos na mesma jornada de compra. As estratégias trazem diversos benefícios: mais vendas, segurança, fidelização de clientes, reconhecimento da marca, entre outros.

Uma excelente forma de ganhar experiência dentro do âmbito digital, indicamos que você faça Cursos de Informática com o objetivo de aprender mais sobre o meio digital.

3. Escolha a melhor plataforma de e-commerce para você

Para todos que estão começando dentro do mercado de vendas na internet e meio digital, é importante sempre escolher uma plataforma de e-commerce que busque atender às suas necessidades. Há diversos tipos, porém os melhores serão os que te darão as devidas condições para vender e gerar melhor o seu negócio.

Uma plataforma que oferece agilidade, canais de atendimento ao cliente, integração com ERP, formas de pagamento e soluções de envio pode otimizar ainda mais seu tempo, torná-lo mais eficiente e focar em marketing e captação de clientes.

Escolher uma plataforma dá a você a liberdade de escolher aquela que funciona melhor para sua loja!

4. Invista em redes sociais e WhatsApp

A cada dia mais e mais pessoas estão se conectando em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, o que é um ótimo para o seu negócio, pois se envolver é uma oportunidade de aumentar a conscientização e até mesmo aumentar as vendas na internet. Por isso, investir nessas mídias é interessante.

Seja por meio de publicidade ou não, sempre crie conteúdo relevante, informações sobre seu produto e propósito dentro da sua marca, e use a criatividade e os recursos para gerar um maior engajamento.

5. Crie uma ótima rota de entrega

Destacamos que dentro do mercado um dos maiores desafios para quem deseja aumentar as vendas na internet é proporcionar uma excelente forma de entrega. Com uma excelente logística, tende a afetar de forma positiva todas as taxas de conversão e gerar, assim, melhores vendas.

A entrega vai envolver a embalagem desde o preço até o prazo de entrega ao comprador. A experiência da embalagem é um destaque, será uma forma de humanizar o relacionamento com o cliente digital e será responsável por criar a conexão entre a empresa e o comprador.

6. Incentive a compra antes de comprar

Incentive seus clientes a comprar nos diferentes canais que a sua empresa vai oferecer, sempre ofereça descontos na primeira compra e desenvolva uma estratégia de fidelização, pois seus clientes atuais promoverão sua marca. Considere sempre o seu público-alvo, compreenda a sua jornada de compra e desenvolvam ações específicas para incentivar a repetição de compras e até mesmo investir em assinaturas que sejam digitais.

7. Construa uma confiança e invista sempre em segurança

Os compradores on-line devem sempre optar por comprar de empresas que eles confiam, e isso faz sentido. Portanto, é necessário conquistar uma certa confiança com os clientes. Uma forma de aumentar as vendas na internet é incluir depoimentos em sua página, cumprindo sua promessa, comprovando que todas as informações do site são verdadeiras, até mesmo para ver que as letras pequenas geralmente aparecem em condições promocionais. Em outras palavras, seja completamente transparente.

Tem mais alguma dica sobre como aumentar as vendas na internet? Deixe aqui nos comentários e, claro, não esqueça de compartilhar com outra pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.