Avançar para o conteúdo

Gerenciamento de redes sociais – Como é feito

gestao de redes sociais gerenciamento de redes sociais tudo que voce precisa saber

O processo de gerenciamento de redes sociais está se tornando cada vez mais técnico e, por isso, as plataformas têm disponibilizado cada vez mais recursos e ferramentas para divulgação e vendas.

Com tantas plataformas, formatos de publicação, recursos técnicos e detalhes afetando o sucesso das campanhas de marketing nesses canais, gerenciar efetivamente as redes sociais tornou-se um grande desafio.

Na situação atual, os profissionais de marketing digital especializados em gerenciamento de mídia social são os mais procurados e também os mais bem pagos do mercado.

Infelizmente, muitas empresas ainda confundem os gerentes de mídia social com os encarregados de postar nesses canais. Essa é uma visão muito simplista desse papel profissional.

Claro que um Gestor de redes sociais também pode ser responsável por publicar posts e outros conteúdos em diversos canais, mas essa é apenas uma das funções desse profissional.

Na verdade, sua principal função é o planejamento estratégico da gestão de mídias sociais. Trata-se de criar estratégias de atração, relacionamento e conversão e adaptá-las a diferentes canais.

Gerenciamento de redes sociais

Além disso, o gerenciamento de mídias sociais envolve o monitoramento dos resultados e a análise das taxas de conversão das diversas ações que podemos criar nesses canais.

Para esclarecer o papel do gerente de mídia social, vejamos quais são os seguintes pontos envolvidos no processo.

Ao final deste artigo, seja você um empreendedor procurando alguém para gerenciar as midias sociais da sua empresa ou um estudante de marketing digital interessado em se especializar na área, você saberá exatamente o que esperar de um gerente de mídia social.

O que faz um gestor?

Primeiro, vamos dar uma olhada no que um gestor de mídia social faz para que possamos entender a importância dessa profissão nos esforços de marketing de mídia social.

Profissionais especializados em gestão de redes sociais são, antes de tudo, estrategistas. Foi ele quem primeiro analisou as necessidades da marca para que pudesse desenvolver um plano de ação estratégico em vários canais de mídia social.

Este trabalho resultou em um plano de marketing gerenciamento de redes sociais que servirá como diretrizes gerais para as diversas ações de marketing que serão implementadas nesses canais.

Neste programa, os gerentes de mídia social devem coletar as seguintes informações:

Quais são os objetivos da empresa em termos de redes sociais;

qual público-alvo e persona de marketing você deseja alcançar;

Quais redes sociais são mais adequadas para atingir os objetivos da marca;

qual conteúdo é necessário para ação nas redes sociais;

Quais ferramentas serão usadas pelos diferentes canais;

Quais ferramentas serão usadas para medir os resultados.

Esses são apenas alguns dos pontos que devemos incluir em nosso plano de marketing de mídia social. Os detalhes de outras atribuições vão depender do tipo de trabalho que o profissional está desenvolvendo.

Como fazer gestão de redes sociais

A gestão de redes sociais precisa ser metódica, ou seja, como vimos anteriormente, precisa seguir as macrodiretrizes definidas em um plano de marketing digital de mídias sociais, mas também precisa ser detalhada.

Em nossos cursos de marketing digital, sempre digo que postar nas redes sociais de forma desconexa, sem objetivos claros, ou ficar obcecado com contagens de seguidores e outras métricas de vaidade, é pura perda de tempo e dinheiro.

Portanto, é necessário criar estratégias de marketing para as redes sociais que potencializem as ações realizadas nesses canais a fim de criar sinergias entre eles e até mesmo com outras estratégias de marketing digital como SEO.

O gerenciamento de redes sociais requer uma abordagem ampla, não apenas limitada ao ambiente de mídia social.

A estrutura clássica de uma estratégia de marketing digital de gerenciamento de redes sociais social consiste basicamente em três etapas:

Atratividade – ganhar uma audiência para o seu perfil ou página;

Relacionamentos – construa relacionamentos com seus seguidores;

Converter – Apresente sua proposta de valor, produto ou serviço.

As marcas não podem se posicionar como um “livreto” em seus perfis e páginas que falam apenas sobre seus produtos e serviços. Como o marketing de mídia social é uma estratégia de relacionamento, você precisa criar engajamento antes de tentar vender algo.

Como eu faço isso? Muito simples, use um dos principais pilares do marketing de gerenciamento de redes sociais, que é produzir conteúdo de qualidade para engajar seu público.

Principais habilidades necessárias para a gestão de redes sociais

Como você já deve ter percebido, a gestão de midias sociais envolve muitas questões técnicas e por isso, o profissional que exerce essa função precisa ter uma capacitação que envolva as mais variadas áreas do marketing digital.

Entre estas habilidades eu destaco:

Uma visão estratégica do marketing digital como um todo e não apenas redes sociais;

Conhecimento profundo das ferramentas com as quais irá trabalhar;

Constante atualização sobre as estratégias e recursos oferecidos por estas redes;

Uma boa formação no processo de comunicação para saber passar sua mensagem;

Domínio de técnicas de copywriting para criação de conteúdo de alto engajamento;

Sólidos conhecimentos de mídia paga, como Facebook Ads e Instagram Ads;

Conhecimentos em web Analytics, métricas e KPIs;

Análise crítica de resultados para o monitoramento de resultados de campanhas.

Como você pode ver, um profissional de gestão de redes sociais precisa de conhecimentos em diversas áreas além do universo das mídias sociais. Um analista de gerenciamento de redes sociais precisa ser multidisciplinar.

A formação de um gerente de mídias sociais é um processo longo que une conhecimento e experiência.

Indo além do marketing nas redes sociais

Como você já deve ter percebido, o gerenciamento de redes sociais vai muito além dos conhecimentos em Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Uma das principais características do profissional de gestão de mídias sociais é justamente sua formação multidisciplinar.

Do papel estratégico ao operacional, além de desenvolver uma boa estratégia de marketing do Facebook, ou uma estratégia de marketing no Instagram, por exemplo, este profissional precisa ter conhecimento em diversas áreas do marketing digital.

Anteriormente citei o conhecimento em SEO – otimização de sites para ferramentas de busca. Talvez você esteja se perguntando o que marketing de busca tem a ver com redes sociais. Eu explico isso de forma muito direta.

Além do engajamento e criação de uma comunidade em torno da marca, um dos objetivos da gestão de redes sociais e o Brandig, ou seja, reconhecimento da marca. Quer lugar melhor para expor a sua marca do que nas páginas de respostas do Google?

Quer saber mais? Continue nos acompanhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.