Avançar para o conteúdo

O que é afiliação

O que é afiliação

O mercado digital é uma área que tem crescido cada vez mais, principalmente pelas inúmeras possibilidades de áreas para se atuar, como por exemplo, a afiliação.

Mas o que é afiliação?

Essa é uma pergunta muito comum, uma vez que o marketing de afiliados também vem tendo um grande destaque na atualidade.

Por isso, neste artigo vamos falar mais sobre o que é afiliação, o que são os afiliados, e como ser um afiliado profissional.

O que é afiliação

A afiliação é o nome do processo que se dá quando uma pessoa divulga o produto de outra pessoa – produtor ou criador -, geralmente mediante uma comissão sobre a divulgação ou venda do produto ou serviço.

A pessoa escolhe o produto que quer divulgar e solicita a afiliação ao produto ou loja para que tenha essa autorização de divulgar a marca ou produto.

Após a solicitação de afiliação ser aprovada, a pessoa recebe um link exclusivo e é este o link que deve ser divulgado para que se contabilize os cliques e vendas do produto que vieram por meio dessa pessoa.

Essa pessoa também é chamada de afiliado.

O que é afiliado?

Como dito acima, o afiliado é quem faz essa divulgação de produtos de outras pessoas, contribuindo assim para a estratégia de vendas do produto, serviço, marca ou empresa.

Assim, esse afiliado fica livre para recomendar ou indicar esses produtos e serviços e pode ter algumas formas de ganhos, como por cliques, impressões, ações, ou na maioria das vezes, por vendas realizadas.

Assim, qualquer pessoa que se interessa em fazer a divulgação de produtos de outra pessoa, pode ser um afiliado e então ter uma renda extra com isso.

Existem vários programas de afiliados disponíveis e cada um funciona de uma forma diferente, seguindo determinadas regras.

Agora, vamos falar um pouco sobre afiliação, filiação e como geralmente funcionam alguns modelos mais conhecidos de programas de afiliados.

Filiação ou Afiliação

Tanto a palavra afiliação como afiliação podem ser usadas nesse contexto do programa de afiliados.

Porém, aqui no Brasil é comum que se use a palavra afiliação ou afiliados quando se refere a esse mercado.

A palavra afiliação costuma remeter a algum tipo de sociedade estabelecida – geralmente entre o criador do produto e o afiliado.

Nesse tipo de relação, ambos ganham com isso. O produtor ganha porque tem alguém vendendo ou divulgando por ele e o afiliado ganha ao receber esses ganhos por essas divulgações ou vendas.

Alguns dos principais modelos de programas de afiliados são:

  • Por Clique: Neste modelo, o afiliado recebe por clique ou quantidade de cliques, ou seja, sempre que alguém clica em uma pop-up, banner ou outros modelos de publicidade.
  • Por Ação: Aqui o afiliado é remunerado se o usuário clica e também realiza alguma ação na página de destino, como por exemplo, um cadastro, compra ou solicitar orçamento.
  • Por Mil Impressões: Já nesse modelo, o afiliado recebe um valor pré-determinado quando seu anúncio publicitário alcança mil visualizações. 
  • Por Venda: Por fim, neste modelo que é o muito comum, o afiliado só ganha a comissão caso tenha realmente efetuado vendas através do seu link.

Agora, você já sabe como funciona o mercado de afiliados e o que é afiliação. Vamos então falar sobre um Afiliado Profissional e como se tornar um.

Afiliado Profissional – O que é

O afiliado profissional é aquela pessoa que trabalha profissionalmente como afiliado. Geralmente, essa pessoa tem a sua renda principal vinda deste mercado.

Assim, ser um afiliado profissional requer muita dedicação, pois é uma profissão como qualquer outra, que precisa de certo esforço.

Porém, é válido ressaltar que qualquer pessoa com acesso a internet pode se tornar um afiliado profissional, bastando buscar mais conhecimento sobre o tema.

Além de buscar conhecimento, para ser um afiliado profissional, é preciso:

  • Escolher um programa de afiliados
  • Definir o nicho e tipo de produto que pretende atuar
  • Se cadastrar nas plataformas que oferecem o modelo de programa de afiliados escolhido
  • Se afiliar aos produtos ou loja e receber seu hotmart.comexclusivo de afiliado
  • Começar a divulgação do link através de boas estratégias de marketing

Pronto! Agora você já sabe o que é afiliação, como funciona o mercado de afiliados e como se tornar um afiliado profissional.

Sucesso em sua jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.