A Pinterest se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares nos últimos anos. E não é apenas para uso pessoal – as empresas estão usando cada vez mais o Pinterest para atingir novos públicos e promover seus produtos ou serviços através do marketing digital de nicho. 

Um resumo rápido do que é o marketing digital de nicho é quando há a necessidade de focar em segmentos específicos de mercado, o que facilita as marcas a conversarem com consumidores finais que convertem em mais ações, seja ela de venda ou de conhecimento do seu negócio. 

Se a sua empresa é classificada como mais uma neste segmento, você pode estar se perguntando como usar o Pinterest para beneficiar seu o negócio, certo? Então este é o artigo certo, que irá tirar essas dúvidas.  

O que é o Pinterest?

Uma das redes sociais com grande potencialidade, o Pinterest  permite aos usuários a criação de publicações de imagens e vídeos. Ele também oferece a opção de criar “Pins”, que são imagens ou vídeos salvos para serem compartilhados posteriormente.

Os usuários podem criar painéis temáticos, que são coleções de Pins relacionados a um determinado assunto. O Pinterest também é conhecido por sua busca visual, que permite que os usuários encontrem conteúdo relevante para eles com base nas imagens e nos Pins salvos por outros usuários.

O Pinterest foi criado em 2010 na Califórnia e hoje atua no planeta inteiro divulgando informações personalizadas. De acordo com a ferramenta, o app atualmente possui mais de 250 milhões de usuários ativos, o que é um número impressionante.

Então porque ele é tão importante para marketing digital de nicho? Será o nosso assunto a seguir…

A importância do Pinterest para o marketing digital de nicho

O Pinterest é uma das principais redes sociais para quem trabalha com marketing digital de nicho. Por quê? Bom, o Pinterest é visual e as pessoas que usam o aplicativo são extremamente propensas a comprar produtos que veem nas imagens (é o chamado “impulso de compra”).

Além disso, ele é uma rede social totalmente orientada às buscas, o que significa que as pessoas estão sempre procurando por novos produtos e ideias – incluindo os seus. Isto significa que as marcas podem facilmente criar pins atrativos e cativantes.

Os públicos que se concentram nessa ferramenta são bem específicos, geralmente eles estão dedicados a receber informações visuais, o que facilita marcas de moda, empresas de gastronomia, criadores de conteúdo digitais e quem necessita trabalhar com este conceito.

Uma boa dica é que o Pinterest, no marketing digital de nicho, também é uma ótima plataforma para a construção de listas de e-mail. Isso porque as pessoas que estão interessadas no conteúdo de um determinado nicho vão querer se inscrever em uma lista para receber atualizações regulares.

Se interessou em trabalhar com o Pinterest para o marketing digital de nicho? Então vamos agora falar um pouco mais sobre como usar essa rede social que está, cada vez mais, ganhando destaque no cenário.

Como usar o Pinterest para o marketing digital de nicho?

O Pinterest é uma ferramenta de marketing digital de nicho poderosa e versátil que pode ajudar a maximizar o alcance de uma empresa Aqui estão cinco dicas para auxiliar no uso desta ferramenta a seu favor: 

  • Crie conteúdo atraente: Como o Pinterest é visualmente orientado, é importante criar conteúdo atraente e cativante que incentive os usuários a repensarem seus pins. É recomendável incluir imagens fortes e texto conciso.
  • Segmente sua audiência: Use as ferramentas de segmentação do Pinterest para chegar a um público-alvo específico. Você pode segmentar por localização, interesses, dispositivos, etc. Isso ajuda muito no marketing digital de nicho a alcançar o público. Além disso, o Pinterest oferece uma opção de publicidade paga, o que significa que as marcas podem facilmente investir em anúncios para serem exibidos para um público específico.
  • Crie uma comunidade: Engajar-se com a comunidade do Pinterest é uma boa opção.. Siga outros usuários e boards relevantes, comente e curta as publicações, e compartilhe o seu conteúdo de qualidade para aumentar o alcance. Por mais que ela seja um rede social diferente das demais, o logaritmo para divulgação funciona da mesma forma que as outras.
  • Capriche no Visual: Essa dica parece óbvia, mas para quem quer usar o Pinterest para negócios no marketing digital de nicho é raro ver os perfis que se preocupam com isso. Invista em um logotipo que represente seu negócio e fotos ou designs que chamem a atenção do usuário.
  • Faça parcerias: Parcerias com outros influenciadores do Pinterest e blogs relevantes para o seu mercado, são uma ótima maneira de aumentar o alcance. Você pode colaborar em um board conjunto, promover os pins uns dos outros, e até mesmo criar pins em conjunto. Isso irá ajudar a expandir ainda mais o alcance da sua marca.

Exemplos de marcas que usam o Pinterest para marketing digital de nicho

As empresas que usam o Pinterest para marketing digital de nicho geralmente têm um bom público-alvo e uma boa estratégia. Agora que você já sabe por que usar o Pinterest para marketing digital de nicho, aqui estão alguns exemplos de marcas que estão fazendo isso direito:

  • A loja online Mod Cloth é especializada em roupas vintage e tem um grande número de clientes em potencial no Pinterest;
  • A marca de cosméticos e maquiagem Lime Crime também usa o Pinterest no marketing digital de nicho para alcançar clientes em potencial;
  • A Bead&Button também usa o Pinterest para divulgar seus produtos e investe forte em campanhas de marca para se destacar das demais;
  • A Glossier também usa o Pinterest para alcançar clientes em potencial através de categorização de públicos. Muito interessante suas postagens.

Como você pode ver, o Pinterest é uma ótima plataforma para marketing digital de nicho. Se você ainda não está usando o Pinterest para promover sua marca, agora é a hora de começar.

Dicas para criar uma estratégia de marketing digital de nicho no Pinterest

As estratégias de marketing digital de nicho são importantes para quem quer ter um negócio de sucesso. No entanto, criar uma estratégia eficaz pode ser difícil, especialmente se você não tiver experiência com marketing digital.

Felizmente, o Pinterest é uma ótima ferramenta para quem quer criar uma estratégia de marketing digital de nicho. Com o Pinterest, você pode alcançar um grande número de pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço.

Para completar mais sobre esse assunto, recorremos a Pedro Amorim, consultor de negócios pela Estação Indoor Agência de Marketing Digital com especialização em mercado de nicho.Para ele, estas são algumas das dicas para a criar uma estratégia de marketing digital de nicho no Pinterest:

Escolha um nicho específico

Com milhões de usuários no Pinterest, é importante escolher um nicho específico para concentrar seus esforços. Se você tentar abordar muitos nichos diferentes, é provável que acabe perdendo o foco e não atinja seu público-alvo.

Por exemplo, se você vende roupas para mulheres, concentre-se em um nicho específico, como roupas para mulheres grávidas ou para mães. Dessa forma, você pode criar conteúdo e anúncios específicos para esse público-alvo.

Crie conteúdo atraente

O Pinterest é uma ótima plataforma para promover seu conteúdo no marketing digital de nicho. Porém, vale lembrar que é importante que o Pinterest esteja visualmente orientado, então você precisa criar conteúdo atraente que chame a atenção das pessoas.

Uma maneira de fazer isso é usar imagens chamativas e envolventes. As imagens devem ser relevantes para o seu produto ou serviço e devem despertar o interesse do seu público-alvo.

Além disso, certifique-se de que o seu conteúdo seja útil e informativo. Quanto mais valioso o seu conteúdo for, mais as pessoas o compartilharão.

Use as palavras-chave certas

Por mais que ouso de texto seja mínimo, as palavras-chave são importantes para ajudar as pessoas a encontrarem o seu conteúdo no Pinterest. No entanto, é importante escolher as palavras-chave certas para garantir que o seu conteúdo seja distribuído para um grande número de usuários do aplicativo.

Não sabe por onde começar? Use as ferramentas de pesquisa do Pinterest para encontrar as palavras-chave mais populares para o seu nicho e conhecer o conteúdo que é colocado à disposição naquela procura. Com certeza, ela irá te ajudar a encontrar as melhores.

Interaja com o seu público

Quer construir uma interação com os seus futuros clientes? Esta rede social pode ser uma opção. Quanto mais você interagir com o seu público, mais provável é que eles se tornem clientes fiéis.

Uma maneira de fazer isso é responder às perguntas que as pessoas fazem nos comentários das suas postagens. Além disso, você também pode criar um grupo no aplicativo para permitir que as pessoas interajam uns com os outros.

Prontos para começar?

Como vimos, o Pinterest é uma rede social extremamente poderosa para quem está trabalhando em marketing digital de nicho. Ele oferece a você a oportunidade de se conectar com um público altamente qualificado e engajado, além de ser uma ótima plataforma para criar conteúdo visual atraente que irá direcionar o tráfego para o seu site.

Se você ainda não está usando o Pinterest para promover sua marca ou negócio, agora é a hora de começar! Crie uma conta e experimente algumas das dicas que compartilhamos neste artigo. Boa sorte e bons negócios!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.