Uma das áreas mais importantes de um negócio é o marketing. E se engana quem pensa
que o marketing é responsável apenas por vender. De fato, um dos principais objetivos do marketing é trazer mais vendas para a empresa, mas para conseguir isso é preciso de uma estratégia que pense em muito mais coisas.
O marketing de uma empresa precisa se preocupar, por exemplo, em estudar sobre o potencial cliente daquela negócio. Estudar como é a rotina dele, suas preocupações, seus desejos, sonhos, o conteúdo que consome e por onde consome esse conteúdo.
É por meio desse estudo que o time de marketing vai conseguir criar estratégias que atinjam esse público, como apoiar ou não uma pauta social e até mesmo ambiental.
Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre como você faz para montar um bom planejamento de marketing. Acompanhe!

Antes de tudo, o que é um planejamento de marketing?
Planejamento de marketing, ou plano de marketing nada mais é do que um documento criado com o objetivo de explicitar as estratégias de marketing que serão efetuadas em um período determinado.
Um plano de marketing também inclui objetivos, indicadores, análises e outras informações que possam orientar a empresa. Vale dizer que um planejamento de marketing pode ser específico para campanhas ou estratégias.
O que o meu negócio ganha fazendo um planejamento de marketing?
Para se ter resultados com o marketing, é preciso de estratégia. E para trabalhar com estratégia em uma equipe, é preciso definir o caminho a ser seguido. Um bom plano de marketing melhora a comunicação interna.
Vale ressaltar que caso você queira entender mais sobre os tipos de estratégias e em como criar um negócio online, uma boa dica é fazer acompanhar professores da área, como o Alex Vargas.
Com um planejamento de marketing, o seu negócio passa a ter uma orientação clara com objetivos e prazos, podendo otimizar os investimentos na área e reduzindo desperdícios, além de ainda ter a possibilidade de mapear oportunidades e riscos.
Etapas da construção do plano de marketing
1. Diagnóstico da empresa e análise de mercado
O primeiro passo na construção de um plano de marketing é assim como quando você vai ao médico e ele te faz perguntas para descobrir o que está acontecendo, é olhar para a empresa fazendo um resumo sobre a situação atual: pontos fracos e fortes.
Logo após o diagnóstico interno, analise o externo observando a situação do mercado e da concorrência.
2. Definir a persona
Finalizado a etapa de diagnóstico da empresa e análise de mercado, você já tem um preparo bom o suficiente para pensar no público que pretende atingir e como seria a persona.
Caso você não saiba, a persona é nada mais do que um personagem que representa o cliente ideal da sua empresa e para conseguir atingir melhor ela você precisa fazer pesquisas e entrevistas buscando saber como ela se comporta, seus valores, dores e expectativas.
3. Definir o posicionamento
Conforme os valores da sua persona, você vai decidir aqui o posicionamento que a sua empresa vai ter. O objetivo do posicionamento é construir uma imagem de marca diferenciada e que seja relevante.
É preciso se posicionar não só em atributos relacionados a produto como preço ou design, mas também na definição de valores e missão que a marca vai ter. Vale dizer que esse posicionamento não é feito para ficar “bonitinho” no papel, e sim com o objetivo de ser usado nos conteúdos, peças publicitárias e comunicação em geral.
4. Definir os objetivos
Logo depois de definir o posicionamento da empresa, você deve colocar no seu plano de marketing os objetivos. Definindo eles, você vai conseguir identificar o percurso percorrido até certo momento, vendo como está o desempenho do negócio
Nesta etapa muita gente erra, colocando objetivos genéricos como “vender mais”, em vez de colocar objetivos mais mensuráveis, como aumentar as vendas em 10% acima da inflação, por exemplo. O simples fato de dizer vender mais não significa muita coisa já que você pode estar vendendo mais, mas abaixo da inflação, ou seja, a empresa não está ganhando receita de fato.
5. Definir a estratégia
Com base nos objetivos definidos, você vai pensar nas estratégias que serão usadas. Aqui, é possível usar vários tipos de estratégias, desde Inbound Marketing a Marketing de mídias sociais.
6. Definir a verba e os responsáveis
E, finalmente, quando concluídas todas as outras 5 etapas, chega a hora de definir quem será responsável por cada tarefa, além de, é claro, definir a verba do planejamento de Marketing.
Na verba de Marketing é preciso colocar até mesmo despesas básicas, como internet, luz e água, além do custo das ferramentas utilizadas pela equipe e a sua remuneração. Falando um pouco sobre a definição dos responsáveis, você também terá que definir o prazo que a equipe terá para fazer as tarefas.
0 Comentários