Avançar para o conteúdo

Como montar um bom planejamento de Marketing para seu negócio?

planejamento de Marketing

Uma das áreas mais importantes de um negócio é o marketing. E se engana quem pensa 

que o marketing é responsável apenas por vender. De fato, um dos principais objetivos do marketing é trazer mais vendas para a empresa, mas para conseguir isso é preciso de uma estratégia que pense em muito mais coisas.

O marketing de uma empresa precisa se preocupar, por exemplo, em estudar sobre o potencial cliente daquela negócio. Estudar como é a rotina dele, suas preocupações, seus desejos, sonhos, o conteúdo que consome e por onde consome esse conteúdo.

É por meio desse estudo que o time de marketing vai conseguir criar estratégias que atinjam esse público, como apoiar ou não uma pauta social e até mesmo ambiental.

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre como você faz para montar um bom planejamento de marketing. Acompanhe!

planejamento de Marketing
planejamento de Marketing

Antes de tudo, o que é um planejamento de marketing?

Planejamento de marketing, ou plano de marketing nada mais é do que um documento criado com o objetivo de explicitar as estratégias de marketing que serão efetuadas em um período determinado. 

Um plano de marketing também inclui objetivos, indicadores, análises e outras informações que possam orientar a empresa. Vale dizer que um planejamento de marketing pode ser específico para campanhas ou estratégias.

O que o meu negócio ganha fazendo um planejamento de marketing?

Para se ter resultados com o marketing, é preciso de estratégia. E para trabalhar com estratégia em uma equipe, é preciso definir o caminho a ser seguido. Um bom plano de marketing melhora a comunicação interna.

Vale ressaltar que caso você queira entender mais sobre os tipos de estratégias e em como criar um negócio online, uma boa dica é fazer acompanhar professores da área, como o Alex Vargas.

Com um planejamento de marketing, o seu negócio passa a ter uma orientação clara com objetivos e prazos, podendo otimizar os investimentos na área e reduzindo desperdícios, além de ainda ter a possibilidade de mapear oportunidades e riscos.  

Etapas da construção do plano de marketing

1. Diagnóstico da empresa e análise de mercado

O primeiro passo na construção de um plano de marketing é assim como quando você vai ao médico e ele te faz perguntas para descobrir o que está acontecendo, é olhar para a empresa fazendo um resumo sobre a situação atual: pontos fracos e fortes.

Logo após o diagnóstico interno, analise o externo observando a situação do mercado e da concorrência.

2. Definir a persona 

Finalizado a etapa de diagnóstico da empresa e análise de mercado, você já tem um preparo bom o suficiente para pensar no público que pretende atingir e como seria a persona. 

Caso você não saiba, a persona é nada mais do que um personagem que representa o cliente ideal da sua empresa e para conseguir atingir melhor ela você precisa fazer pesquisas e entrevistas buscando saber como ela se comporta, seus valores, dores e expectativas.

3. Definir o posicionamento

Conforme os valores da sua persona, você vai decidir aqui o posicionamento que a sua empresa vai ter. O objetivo do posicionamento é construir uma imagem de marca diferenciada e que seja relevante.

É preciso se posicionar não só em atributos relacionados a produto como preço ou design, mas também na definição de valores e missão que a marca vai ter. Vale dizer que esse posicionamento não é feito para ficar “bonitinho” no papel, e sim com o objetivo de ser usado nos conteúdos, peças publicitárias e comunicação em geral.

4. Definir os objetivos

Logo depois de definir o posicionamento da empresa, você deve colocar no seu plano de marketing os objetivos. Definindo eles, você vai conseguir identificar o percurso percorrido até certo momento, vendo como está o desempenho do negócio

Nesta etapa muita gente erra, colocando objetivos genéricos como “vender mais”, em vez de colocar objetivos mais mensuráveis, como aumentar as vendas em 10% acima da inflação, por exemplo. O simples fato de dizer vender mais não significa muita coisa já que você pode estar vendendo mais, mas abaixo da inflação, ou seja, a empresa não está ganhando receita de fato.

5. Definir a estratégia

Com base nos objetivos definidos, você vai pensar nas estratégias que serão usadas. Aqui, é possível usar vários tipos de estratégias, desde Inbound Marketing a Marketing de mídias sociais.

6. Definir a verba e os responsáveis

E, finalmente, quando concluídas todas as outras 5 etapas, chega a hora de definir quem será responsável por cada tarefa, além de, é claro, definir a verba do planejamento de Marketing.

Na verba de Marketing é preciso colocar até mesmo despesas básicas, como internet, luz e água, além do custo das ferramentas utilizadas pela equipe e a sua remuneração. Falando um pouco sobre a definição dos responsáveis, você também terá que definir o prazo que a equipe terá para fazer as tarefas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.