Quais são os 9 tipos de marketing digital. O que é marketing? Com 63,1% da população global quase dois terços! Ou seja, sendo usuários da Internet, mais pessoas estão online do que nunca. Embora o marketing tradicional seja ótimo, toda equipe de marketing sabe que não pode ignorar a necessidade de esforços, de todos os tipos de marketing digital. É essencial ser visto no mercado saturado e competitivo de hoje.

Antes de se aprofundar no campo, você deve saber que existem muitos tipos de marketing digital para explorar. Por exemplo, pode ser postar consistentemente em sua mídia social, pedir aos usuários que se inscrevam em um boletim informativo, enviar e-mails. ou até mesmo colocar estrategicamente palavras-chave relevantes em suas postagens em blog. 

Normalmente, os profissionais de marketing usam diferentes tipos de marketing digital juntos, para atingir uma meta de marketing. Seja bem vido e boa leitura.

Veja também: Quem faz marketing é?

Moderno Montagem de Fotos Limpo Minimalista Story do Instagram 2023 02 02T214147.870 1
Canva Pró

O que é marketing digital?

O marketing digital, também chamado de marketing online, é a promoção de produtos e serviços usando canais online, e tecnologias digitais como telefone, computador ou tablet. 

Portanto, pode aumentar a visibilidade da sua marca e criar reconhecimento, em vários canais digitais. Também ajuda a melhorar a experiência do cliente em potencial, pois cria uma maneira conveniente de se conectar com você, e encontrar informações sobre seus produtos e serviços. Mas, com o marketing digital, é mais fácil rastrear e monitorar, os resultados de seus esforços de marketing.

Você pode aprender mais sobre marketing digital, lendo nosso guia completo. Por enquanto, vamos ver os diferentes tipos de marketing digital.

Tipos de marketing digital:

Para ser eficaz como profissional de marketing digital, você precisa entender, como as diferentes partes funcionam. Nem sempre há uma diferença clara entre os tipos de marketing digital, porque às vezes eles funcionam de mãos dadas. 

Aqui estão alguns dos principais tipos de marketing digital:

1. Marketing de conteúdo:

O marketing de conteúdo envolve educar, persuadir e entreter os clientes por meio de conteúdo digital. Aliás, ele é voltado para orientar seu público-alvo através do funil de marketing, desde a conscientização até a conversão, usando conteúdo escrito, em vídeo ou em áudio.

O marketing de conteúdo não é uma abordagem única, pois seus tipos de conteúdo preferidos dependem do seu público. Por exemplo, empresas B2B com um público dependente de partes interessadas, mais altas para tomada de decisão podem se concentrar em conteúdo, como postagens em blogs, relatórios, estudos de caso, infográficos, vídeos, e-books e white papers. 

Por outro lado, as empresas B2C tendem a se concentrar em postagens em blog, postagens, questionários, e-books e vídeos divertidos. 

Benefícios:

O conteúdo é o combustível para muitos outros tipos de canais de marketing digital, como marketing de mídia social ou marketing por e-mail. Então, quando bem feito, torna esses métodos mais eficazes.

Mas, isso pode ajudá-lo a se conectar com seu público, e estabelecer sua marca como uma autoridade em seu campo. 

Além disso, o marketing de conteúdo é amplamente impulsionado, pela otimização do mecanismo de pesquisa e pode ser uma ótima maneira, de direcionar o tráfego orgânico.

Desafios:

O marketing de conteúdo é um espaço saturado, por isso pode ser um desafio se destacar.

Se mal feito, pode afetar outros esforços de marketing digital, e criar uma imagem de marca negativa. 

Habilidades:

Algumas das habilidades necessárias para o marketing de conteúdo incluem:

  • produção de conteúdo;
  • estratégia de conteúdo;
  • Editando;
  • Pesquisa;
  • habilidades de SEO;
  • Análise de dados;
  • Gerenciamento de Projetos.

2. SEO e SEM:

Search engine optimization (SEO), e search engine marketing (SEM), são esforços de marketing digital baseados em mecanismos de busca, como Google e Bing. 

Então, SEO refere-se ao processo de refinar o conteúdo do site, para aumentar suas chances de classificação alta, nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, (SERPs) para palavras-chave específicas e relevantes. Mas, isso é importante porque a maioria das pessoas normalmente, não olham além da primeira página de resultados. Se eles não encontrarem uma resposta na primeira página, eles mudarão sua consulta de pesquisa.

Existem vários elementos de SEO, e eles podem ser categorizados em três categorias:

SEO na página: envolve a otimização do conteúdo do seu site, como incluir palavras-chave no cabeçalho e na meta descrição.

SEO fora da página: envolve esforços de SEO fora do seu site, como backlinks e compartilhamentos de mídia social.

SEO técnico: refere-se à otimização dos aspectos técnicos do seu site, como compatibilidade com dispositivos móveis, velocidade do site e evitar conteúdo duplicado. 

O SEO aumenta a visibilidade do seu site organicamente, enquanto o SEM promove um site e aumenta sua visibilidade para palavras-chave relevantes, por meio de publicidade de pesquisa paga. A ferramenta mais comum para SEM é o Google Ads, e você pode fazer lances para palavras-chave, relevantes para as quais deseja classificar seu site.

Benefícios:

O SEO é econômico, pois requer apenas muito tempo e esforço, em vez de reunir dinheiro em recursos adicionais. Então, SEO e SEM aumentarão a quantidade e a qualidade do tráfego do seu site. 

Desafios:

Os mecanismos de pesquisa mudam constantemente seu algoritmo, então você terá que atualizar seu site regularmente. 

Ou seja, o SEO é altamente competitivo, uma classificação alta para palavras-chave relevantes pode ser um desafio.

Habilidades requeridas:

Algumas das habilidades que você precisa para se especializar em SEO e SEM incluem:

  • pesquisa de palavras-chave;
  • Google Ads;
  • Construção de links;
  • SEO técnico;
  • SEO na página;
  • Publicidade paga por clique (PPC);
  • Análise.

3. E-mail marketing:

O marketing por e-mail, refere-se ao envio regular de materiais promocionais, e de marketing para as caixas de entrada de e-mail dos clientes. Então, é uma forma direta de atingir os clientes com mensagens promocionais e informativas, e é especialmente popular entre as empresas de varejo. 

Aliás, uma parte importante do e-mail marketing, é receber consentimento e personalizar o conteúdo. Como os usuários terão que aceitar, você alcançará pessoas interessadas em suas mensagens. No entanto, fazer com que as pessoas aceitem nem sempre é tão simples, então você precisará fornecer incentivos como um desconto ou um e-book valioso. 

Certamente, para enviar e-mails de marketing, use provedores de serviços de e-mail como Mailchimp, Sendinblue, Convertkit e GetResponse. Mas, seu e-mail marketing será mais eficaz, quando você segmentar sua lista para enviar mensagens mais direcionadas, com base nos interesses do seu público. Além disso, a automação de e-mail garantirá que você envie e-mails, acionados pelos comportamentos de seus clientes.

Benefícios:

Portanto, ele permite mensagens diretas e personalizadas com seu público.

Aliás, melhora as conversões dando espaço para reengajamento por exemplo, após um carrinho abandonado ou usando um cupom personalizado. 

Não depende do algoritmo em constante mudança dos mecanismos de pesquisa, e das plataformas de mídia social.

Desafios:

Construir uma lista de e-mail organicamente pode ser lento.

Conseguir que seu público se envolva pode ser difícil, a taxa média de abertura é inferior a 25%. 

Habilidades:

Algumas das habilidades que você precisa ter para e-mail marketing incluem:

  • Redação;
  • Projeto; 
  • ferramentas de automação;
  • Análise e testes;
  • Segmentação de lista;
  • Edição de modelo.

4. Marketing de mídia social:

O marketing de mídia social (SMM) está usando a mídia social, para promover produtos e serviços. 59% da população mundial global está ativa nas mídias sociais, o que as torna um bom canal para amplo alcance. Além disso, também permite alto engajamento e interações com clientes (e clientes em potencial). 

O SMM pode ser orgânico, onde você cria conteúdo, publica em seu feed e espera que seus seguidores o vejam. Mas, você depende de seus seguidores compartilhando com seu público, e aparecendo nas pesquisas por hashtags, que você incluiu em sua legenda. Esta é uma maneira eficaz de construir a reputação da sua marca, mas é limitada em seu alcance. 

Portanto, os algoritmos de mídia social evoluem constantemente, e interferem em quanto crescimento orgânico você pode ter. É aqui que entra a mídia social paga. Nesse caso, você paga a plataforma de mídia social como Facebook ou Instagram para impulsionar seu conteúdo, permitindo que ele alcance um público-alvo que terá interesse em vê-lo.  

Então, a melhor maneira de tirar o máximo proveito do marketing de mídia social é segmentar a plataforma onde seu público está e incluir mídias sociais orgânicas, e pagas em sua estratégia.

Benefícios:

O SMM pode ajudá-lo a alcançar um grande público e conquistar novos clientes.

O SMM pago pode ajudá-lo a atingir seus clientes ideais.

Pode ajudá-lo a construir um relacionamento com seus clientes existentes.

Desafios:

Pode ser difícil gerenciar uma presença social, em várias plataformas simultaneamente. 

Pode ser opressor responder a reações e críticas nas mídias sociais.

Requer a criação consistente de conteúdo valioso e divertido, o que exige planejamento estratégico, tempo e esforço.

Habilidades:

Algumas das habilidades necessárias para seguir um caminho no marketing de mídia social incluem:

  • Restauração de conteúdo;
  • criatividade;
  • Escrevendo;
  • Gerenciamento de Projetos;
  • Consciência das tendências.

5. Marketing de desempenho:

O marketing de performance é um tipo de marketing baseado em resultados. Mas, as marcas executam campanhas nas quais pagam apenas provedores de serviços de marketing ou plataformas de publicidade com base em uma ação resultante, como um clique, lead ou venda. 

Entretanto, esse tipo de marketing é altamente mensurável e ajuda a fazer iterações. Por exemplo, ao perceber qual palavra-chave, gera mais vendas do que outras palavras-chave segmentadas, você pode decidir qual delas priorizar. 

Algumas das métricas mais populares usadas para campanhas de marketing de desempenho incluem:

Custo por clique (CPC): o desempenho medido neste modelo é um clique. Ou seja, você só paga quando alguém clica no seu anúncio.  

Custo por mil (CPM): também conhecido como custo por mil impressões, é o custo para cada 1.000 impressões do anúncio da marca.

Custo por lead (CPL): o desempenho medido neste modelo é um lead. O cliente em potencial precisa executar uma ação que o qualifique como lead, geralmente enviando suas informações de contato.  

Custo por aquisição (CPA): Também conhecido como custo por ação, é o custo para atingir um cliente que realiza uma ação específica predefinida. Esta ação pode ser uma compra ou uma inscrição.  

Os canais de marketing de desempenho incluem anúncios em banner, mídia social, SEM e marketing de afiliados. 

Benefícios:

É econômico, já que você paga apenas pelos resultados.

É altamente mensurável e rastreável. 

Desafios:

É muito baseado em conversão, então não há construção de marca. 

A morte de cookies de terceiros devido a alterações no navegador, e questões de privacidade dificultará a segmentação de usuários.

Curioso sobre uma carreira em Marketing Digital?

Comece a aprender de graça!

Habilidades:

  • Análise de dados;
  • Colaboração;
  • Estratégia;
  • Tomando uma decisão;
  • Conhecimento de tecnologias e tendências emergentes.

6. Marketing multicanal:

O marketing multicanal é um tipo de marketing digital, que combina vários canais de marketing em uma estratégia. Mas, ele aproveita os pontos fortes exclusivos, de cada plataforma específica para promover produtos e serviços.  

Ele cria vários pontos de contato para clientes em potencial, mais de uma opção para descobrir e interagir com uma marca. Ou seja, marketing multicanal, na prática, pode parecer uma empresa exibindo um anúncio nas mídias sociais, classificando-se organicamente, para uma consulta de pesquisa relevante, e enviando e-mails promocionais. No entanto, eles também podem incluir uma estratégia, de marketing off-line, como montar um outdoor. 

O marketing multicanal visa estar onde seus clientes estão, e fornecer a eles uma experiência de cliente perfeita.

Benefícios:

Isso expande seu alcance e engajamento. 

Ele permite que você alcance clientes em potencial, em sua plataforma preferida.

Com mais pontos de contato, você pode coletar mais dados.

Desafios:

Gerenciar vários canais de marketing pode ser difícil.

Com vários canais de marketing, pode ser difícil medir qual deles tem o maior impacto.

Você pode perder consistência nas mensagens, pois cada plataforma possui requisitos de conteúdo exclusivos. 

Habilidades:

Algumas das habilidades necessárias para ser um profissional de marketing multicanal incluem:

  • Criação de conteúdo;
  • Narrativa;
  • Mapeamento da jornada do cliente;
  • análise da web;
  • SEO e SEM;
  • teste;
  • Atribuição de marketing.

7. Marketing de pagamento por clique (PPC):

O marketing de pagamento por clique é um tipo de marketing digital, em que você paga por cada clique em seus anúncios. Ou seja, o PPC é comumente usado para publicidade, em mecanismos de pesquisa, sendo o mais popular o Google Ads. No entanto, ele usa um sistema de lances em que você determina o valor máximo que deseja pagar por um clique em seu anúncio. Contudo, os anúncios PPC são normalmente o primeiro resultado, para palavras-chave relevantes na SERP.

Benefícios:

Você só paga pela ação desejada.  

É uma maneira rápida de ter uma classificação alta nas SERPs. 

Tem boas opções de segmentação.

Desafios:

Os clientes geralmente desconfiam de anúncios, e podem optar por verificar os resultados, que classificam organicamente.

Requer conhecimento especializado para ser executado com sucesso.

Pode ficar muito caro se você estiver fazendo lances para uma palavra-chave competitiva.

Habilidades:

  • Habilidades analíticas;
  • Conhecimento em Google Ads;
  • Redação de anúncios;
  • Projeto;
  • Criação de páginas de destino;
  • Conhecimento de comércio eletrônico.

8. Marketing de influenciadores:

O marketing de influenciadores envolve parcerias, com indivíduos que possuem um público considerável para promover seus produtos. Então, é uma maneira eficaz de criar reconhecimento da marca, aumentar a visibilidade e criar confiança. Ou seja, 63% dos consumidores dizem confiar, mais nas recomendações dos influenciadores do que nas marcas. No entanto, é vital trabalhar com um influenciador respeitável.

Contudo, os influenciadores estão em diferentes plataformas de mídia social, e podem ser celebridades, especialistas ou criadores de conteúdo. Eles geralmente são pagos por postagem e seu preço, varia com base principalmente no tamanho do público. 

Benefícios:

O marketing de influenciadores fornece reconhecimento da marca.

Influenciadores com seguidores leais podem aumentar sua venda, com base em suas recomendações. 

É um esforço de marketing econômico, com 60% dos profissionais de marketing, concordando que tem um melhor retorno sobre o investimento (ROI) do que a publicidade tradicional.

Desafios:

Pode ser difícil encontrar e fazer parceria com o influenciador certo. 

Pode ser difícil identificar influenciadores com seguidores falsos. 

Há uma crescente desconfiança de influenciadores entre os consumidores. 

Influenciadores, especialmente influenciadores de celebridades, podem ser muito caros. 

Habilidades:

  • Alcance do influenciador
  • Marketing de mídia social
  • Redação
  • gerenciamento de campanha
  • Gerenciamento de Projetos
  • Criação de conteúdo
  • Comunicação

9. Marketing de afiliados:

O marketing de afiliados oferece aos indivíduos, a oportunidade de promover seus negócios em troca de uma comissão. Portanto, esses promotores receberão um código de referência, que ajudará a rastrear as conversões, que podem ser uma venda ou inscrição, e ganharão uma comissão por cada indicação. Além disso, os promotores podem ser influenciadores, blogueiros ou até mesmo indivíduos comuns.  

Benefícios:

Você só os paga por referências bem-sucedidas, portanto, não há custo inicial. 

Maior reconhecimento e visibilidade da marca.

Desafios:

Gerenciar afiliados pode ser um desafio.

Pode ser difícil garantir mensagens consistentes entre todos os afiliados.

Habilidades:

  • Análise
  • gerenciamento de campanha
  • Negociação
  • Gerenciamento de Projetos
  • Solução de problemas
  • Ferramentas de gerenciamento de afiliados

Conclusão:

Agora, analisamos os tipos mais populares de marketing digital. Como eles geralmente se cruzam, é importante entender como eles funcionam, mesmo que você venha a se especializar em um deles. 

Portanto, os esforços de marketing digital estão crescendo em todos os setores, e agora é um ótimo momento para entrar em cena. É um campo excitante e inovador, cheio de oportunidades lucrativas. Então, se você é um defensor da aprendizagem ao longo da vida, vai gostar de começar uma carreira de marketing digital.

Fonte: https://www.linkedin.com/

YouTube

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.