Avançar para o conteúdo

Aumentar a taxa de conversão? Evite estes 5 assassinos!

taxa de conversão

Se os seus clientes não comprarem nenhum produto apesar de uma grande seleção na loja online ou se ninguém se inscrever na sua newsletter, isso pode ser devido a uma baixa taxa de conversão. 

Pequenos erros geralmente levam a grandes perdas de vendas e se transformam em verdadeiros assassinos de conversão. Neste artigo, explicamos tudo sobre o que é taxa de conversão e os 5 piores assassinos de conversão para serem evitados. 

O que é taxa de conversão? 

A chamada conversão é uma ação previamente definida no marketing online, pela qual um prospect passivo se torna um cliente ativo. Esta ação previamente definida pode ser, por exemplo, uma encomenda numa loja de calçados femininos, e também o registo de uma newsletter ou o registo numa rede social. 

Qualquer objetivo previamente definido serve como conversão em marketing online. A taxa de conversão mostra a proporção de visitantes de um site em relação às conversões. 

Essa porcentagem determina, assim, o sucesso com que as metas definidas anteriormente podem ser implementadas. Aqueles que conseguem aumentar a taxa de conversão podem melhorar a geração de leads e os números de vendas.

Qual é a taxa de engajamento?

Ao contrário da taxa de conversão, a taxa de engajamento é usada principalmente no marketing https://agnaalmeida.com/o-que-e-remarketing/ de mídia social. Porque é uma fórmula que mede o número de interações. 

Ou seja, as interações que o conteúdo da mídia social alcança em relação ao seu alcance ou outros números de audiência. Isso pode significar reações, comentários e compartilhamentos. 

De início, esses números também podem ser medidos como uma taxa de conversão, mas como o marketing de mídia social foca nas interações, a taxa de engajamento é mais adequada.

Aumentando a taxa de conversão – Os 5 maiores assassinos de conversão

Não olhar para a sua própria empresa pode significar que a taxa de conversão nunca poderá ser aumentada. É por isso que você deve se colocar no lugar do usuário e evitar os seguintes assassinos de conversão.

1. Uma página de destino desastrosa 

Quer se trate de um site, loja online ou área de membros – a taxa de conversão só pode ser aumentada com uma página adequada. Isso significa que todas as informações importantes são coletadas em uma página.

Também é importante atender às expectativas de um cliente em potencial. Por exemplo, se você veicular um anúncio de sapatilhas femininas para mulheres por meio do https://ads.google.com/, clicar no banner levará os visitantes diretamente à página de destino das sapatilhas. 

Por outro lado, seria um assassino de conversão se, de repente, apenas informações gerais sobre o calçado aparecem e os usuários tivessem que procurar a área da loja por conta própria.

2. Os produtos e as ofertas são mal estruturados

Para facilitar a orientação, vale a pena usar símbolos conhecidos e uma estrutura estruturada. Você só consegue aumentar a taxa de conversão se os visitantes do site também reconhecerem diretamente onde qual conteúdo pode ser encontrado. 

Também deve ficar claro quais pontos de venda exclusivos sua oferta possui e por que exatamente seus produtos são tão úteis. Um design uniforme com uma forte apresentação da marca também ajuda. 

3. Aparência completamente duvidosa 

Se você definir sinais de confiança em todo o site e especialmente antes da conversão, poderá convencer os clientes e aumentar a taxa de conversão. Sites completamente duvidosos, sem informações suficientes sobre o produto, desencorajam os visitantes e não apenas impedem a conversão, mas também garantem a desconfiança a longo prazo. 

É por isso que valem a pena, por exemplo, descrições transparentes de produtos, promessas de devolução do dinheiro, a possibilidade de devoluções sem postagem ou várias opções de pagamento. 

Também são possíveis selos de qualidade conhecidos, como o logotipo Trusted Shops, ou o símbolo de um cadeado para transmissão segura de dados. Além disso, relatórios de mídia ou recomendações de clientes também são populares para aumentar a credibilidade.

4. Sem usabilidade disponível 

Para que seus clientes obtenham o resultado desejado rapidamente, seu site deve funcionar perfeitamente e garantir um alto nível de usabilidade. Isso também inclui navegação, por exemplo. 

Elementos de navegação concisos, como botões para solicitar um clique, servem como auxílios de orientação visual para orientar os usuários no processo de compra. Além disso, uma redação clara e uma estrutura de página simples provaram ser fatores de sucesso, pois também reduzem os tempos de carregamento. 

Por outro lado, muitos elementos visuais, como botões em cores de sinal, animações, etc., são considerados um assassino de conversão absoluto. Em geral, um layout intuitivo e um design claro suportam isso o foco na conversão desejada sem sobrecarregar o usuário com inúmeras opções.

5. A urgência não é clara 

Mesmo que você tenha produzido seu produto com amor ou tenha trabalhado muito em seu boletim informativo, a concorrência nunca dorme e seus clientes geralmente podem obter uma oferta semelhante em muitos lugares. 

Por isso, dar muito tempo ao usuário e negligenciar a urgência é um grande assassino de conversão. É melhor colocar os clientes em potencial sob a pressão do tempo.

Deixe claro para eles que sua oferta não ficará disponível por muito tempo ou que apenas algumas cópias estarão disponíveis. Isso leva o cliente a tomar uma decisão mais rapidamente e aumenta a taxa de conversão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.